Parece que as mídias sociais vieram mesmo pra ficar. Um dia desses foi o “Dia Mundial das Comunicações”. Postei a preciosa informação na minha página de uma rede social e, além de jornalistas e comunicadores curtirem a postagem, uma amiga comentou: – E viva o Facebook!
E isso me fez pensar. A maioria de usuários desta rede é de adultos, o que coloca por água abaixo o conceito de que internet é coisa para adolescente. Digo isso porque mais um caso me fez rir demais em uma noite dessas. Indo para casa, trânsito característico de final de dia, a capital paranaense parecia um caos. Postei: “Não dá para andar de carro mais nessa cidade”. Automaticamente amigos curtiram e já comentaram. E logo, mais e mais amigos, trabalhadores voltando também para suas casas iam comentando, citando ruas que estavam interditadas, caminhos parados e alternativos e o estresse do trânsito começou a se tornar cômico. A rede virou real.
Nem ao jogo de futebol preciso assistir mais, os fanáticos pelos times postam minuto a minuto os gols e detalhes importantes, como uma verdadeira cobertura jornalística, sem nem mesmo terem a formação. Aliás, o jornalista foi o que mais mudou desde que as mídias sociais chegaram. Segundo a comScore, órgão que mede a audiência mundial da internet, mais de 60 milhões de brasileiros leem blogs mensalmente. Não precisa nem dizer que esse número é algumas vezes maior do que os de leitores de jornais em papel. É, de fato, a nova era da comunicação. E viva o dia mundial dela!
Ana Jamur