13
nov

Quarentena mental

andre

A pandemia parece estar “passando” em muitas partes, mas ainda é realidade na vida de muitos brasileiros. Basta ver a contagem de novos casos e mortes – aquela que já se tornou banal nos jornais diários. Ou seja, a quarentena que era para ter sido de 15 dias, um mês, 40 dias, três meses, já durou quase o ano todo e ainda continua firme e forte para todos aqueles que, como eu, estão em home office e home schooling (na pós-graduação). O que fazer para não pirar estando há quase 240 dias confinado em casa?

Essa pergunta se repete quase todos os dias, mas algumas dicas podem ajudar.

Como bem descreveu o Rodrigo na semana passada, o prazer de cozinhar é sempre uma escapatória. Eu me arrisquei a fazer bolos: dois ficaram lindos e saborosos, um deu errado. Que venha o quarto bolo… Gosto também dos momentos de parar uns minutos pra passar um café fresco e tomar degustando, olhando pro horizonte. Esses dias frios e ensolarados de Curitiba contribuem para a contemplação na varanda.

Tomar sol é bom, dar uma caminhada – o que faço pouco, reconheço.

Arrumar a casa, os armários e guarda roupas também foi uma boa atividade nos primeiros dias de pandemia, hoje já não vejo mais novidade. Assim como maratonar séries e colocar os filmes em dia: chega uma hora que bate uma estafa mental até nas atividades que antes nos davam lazer. Mas a tática de intercalar afazeres da casa com o trabalho é sempre uma boa, faz o tempo fluir melhor.

A saída acaba sendo a boa velha recomendação para parar, respirar fundo, mentalizar as coisas boas que temos na vida – saúde, família, casa – e se inspirar nos sonhos do que fazer em 2021, que está logo ali. Será que aquela viagem finalmente vai rolar? Sigamos em frente em busca da paz mental para descobrir – e concretizar!

André

CompartilheTweet about this on Twitter0Share on Facebook0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *