16
abr

O tempo voa

A primeira quinzena do primeiro mês do segundo trimestre de 2012 já terminou. Pois é, o tempo parece estar voando neste ano. Aliás, o tempo parece estar voando nos últimos anos. Nem me lembro de quanto tempo faz que o tempo passava devagar. E aí fiz uma pesquisa no Google e achei algumas afirmações interessantes sobre essa história do tempo. Foram elas:

O tempo passa sempre com a mesma velocidade. É o nosso envolvimento com o momento que pode fazê-lo parar ou correr.

A noção de tempo tem muito a ver com a questão da memória que a gente guarda e as expectativas do futuro. Isso é que dá uma noção de tempo. Já passaram tantas coisas e ainda temos outras a fazer. Quanto mais a gente vai envelhecendo, aumenta essa sensação de que o tempo está rápido. Na verdade, o nosso parâmetro é que a riqueza de informação do passado é maior, por isso a expectativa vai diminuindo.

Einstein comparou: uma hora ao lado da namorada parece passar em cinco minutos; já 15 minutos na fila do banco parecem demorar uma hora.

Incluir novas experiências no cotidiano, como matricular-se em algum curso ou selecionar uma nova rota de caminho para o trabalho, pode diminuir essa sensação de tempo voando. Afinal, os segundos passam, um após o outro, sempre com a mesma duração. É o nível de envolvimento do cérebro com o momento presente que pode fazer o tempo parar ou correr. Refletir sobre a ação que está sendo realizada faz com que se tenha a sensação de ganhar essa queda de braço com o tempo.

Reflexão feita, que venha o tempo.

Beijos,

Karin Villatore

CompartilheTweet about this on Twitter0Share on Facebook0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *