15
dez

Lei da Palmada

O mais novo projeto aprovado pela Câmara dos Deputados, a Lei da Palmada, proíbe castigos físicos contra crianças e adolescentes. A proposta ainda precisa da aprovação do Senado e pretende punir os pais que baterem nos filhos.

Quem desrespeitar a lei vai ser encaminhado para tratamento psicológico e cursos de orientação, além de responder na justiça, como já ocorre com pais que são denunciados por agredirem seus filhos. Os profissionais de saúde, professores e assistentes sociais que souberem de castigos físicos e não denunciarem vão ter que pagar multa de três a 20 salários mínimos.

Obviamente, certas “palmadas” nos filhos acabam passando dos limites. Já vi alguns casos de agressão que realmente devem ser punidos. Mas convenhamos: quem hoje bem sucedido, inteligente e que deu certo na vida não levou umas palmadinhas dos pais? Sinceramente, agradeço muito meu pai e minha mãe por terem me dado uns tapas quando eu precisei. Confesso que me ensinaram muito e fizeram de mim o que eu sou hoje.

O assunto é bastante polêmico e gera debate entre grupos de psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, médicos e afins. Mas vale lembrar que uma coisa é agressão contra crianças e adolescentes. Outra, bem diferente, é levar umas palmadas para aprender. E, cá pra nós, os políticos poderiam se preocupar com coisas um pouco mais relevantes, não acham?

Fabíola Cottet

CompartilheTweet about this on Twitter0Share on Facebook0

2 ideias sobre “Lei da Palmada

  1. Fábio Torres

    Realmente, a tal “lei da palmada” é polêmica, mas acho melhor eles se preocupando com isso do que com aumentar seus salários… No entanto, acho que se pais e professores têm que apelar para violência para “controlar” seus filhos/alunos, algo está errado e não é com a criança. A lei é bem-vinda para coibir agressões desnecessárias, mas é preciso repensar a educação das crianças se é preciso apelar para a palmatória para controlá-las.

    Responder
    1. talkcomunicacao

      Sim, com certeza, o aumento salarial e liberação de verba maior para seus próprios gabinetes são medidas muito vergonhosas. Mas creio que se preocupar com educação, saúde e emprego, como você mesmo mencionou no final do seu comentário, é muito mais importante.
      Muito obrigada por acompanhar o nosso blog.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *