2
ago

E a Copa do Mundo?

É o assunto do momento. Por onde você anda no Brasil, nos quatro cantos, do Oiapoque ao Chuí, fala-se da Copa do Mundo de 2014. Até aí tudo bem, supernormal. Não podemos deixar passar o grande evento que é o mundial, além do mais quando ele terá sede no nosso país. Mas e agora?

A presidenta Dilma Roussef disse recentemente em uma entrevista que o Brasil trabalha para fazer a melhor Copa do Mundo de todos os tempos. Pois é, eu realmente gostaria de saber onde e como isso está acontecendo. Vamos começar pelos aeroportos. Viajo muito a trabalho e sofro com atrasos e cancelamentos frequentes, dado mais que visível do esgotamento dos mesmos. Não há voos suficientes nem para suprir a necessidade do país, quem dirá em um evento como a Copa.

Outro ponto básico são os hotéis. Mesmo as grandes metrópoles como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília sofrem demais com a falta de acomodações diárias. Durante o ano, tirando o período de férias, já é bem difícil conseguir um hotel para duas diárias quando surge uma viagem urgente nos arredores de Congonhas, por exemplo.

Estes são só dois dos problemas. Mas um evento como esse envolve muito mais. Vai desde restaurantes, hotéis, aeroportos e toda a parte de infraestrutura até legislação e segurança. Precisamos estar preparados para tudo, tanto para receber os turistas como para um possível ataque terrorista.

O Brasil tem muito que se preparar para a Copa do Mundo de 2014. Além disso, tem outra preocupação: o que faremos com toda a infraestrutura que deverá ser criada após o evento? Se soubermos aproveitar, teremos uma melhora grande em vários aspectos.

Só vou torcer bastante para que dê tudo certo, para que as obras não sejam superfaturadas e para que todas as construções não virem os conhecidos elefantes brancos depois.

Fabíola Cottet

CompartilheTweet about this on Twitter0Share on Facebook0

2 ideias sobre “E a Copa do Mundo?

  1. Fábio Torres

    Um país com defeitos estruturais tão grandes quanto o Brasil não deve fazer uma Copa tão boa quanto se promete. Teremos inúmeros elefantes brancos, tal qual houve na África do Sul há um ano atrás, teremos desvios de dinheiro, teremos violência, desigualdades sociais, etc. A Copa (e as Olimpíadas, e a Copa das Confederações) serão excelentes para mascarar os problemas reais do país, como educação, saúde, segurança, etc., assim como mascararam os problemas da África do Sul.

    Sou fanático por esportes e aguardo por esses eventos ansiosamente, como uma oportunidade para ver grandes atletas. Mas não posso tapar meus olhos e pensar que será tudo um paraíso quando temos um ladrão como Ricardo Teixeira à frente disso tudo. Temos pessoas muito competentes nesse projeto, mas quando a “cabeça” é tão podre quanto esta, não se pode esperar muita coisa.

    Responder
  2. Gleydson Alves

    Boa vontade, os cidadãos brasileiros tem, mas e o Governo? Será que bebem da mesma fonte ou a deles é superior? Torço pra que consigamos vencer esta etapa. Se para um Rock in Rio ou qualquer outro evento já estamos tendo problemas, como será para a Copa do Mundo? Sem contar que, um ano antes, tem a Copa das Confederações. Muitas verdades serão ditas. Estão todos prontos para ouvir?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *