18
out

Celular: telefone também serve pra telefonar

celulares – Quantos megapixels tem a câmera deste? É androide? É touch? Ele é 3g? Tem gps? Dá pra baixar quantos aplicativos? Entra no site que eu quiser?

Essas foram algumas das perguntas que eu fiz para a atendente quando fui comprar meu celular. Tantos modelos, tantas cores, tantas coisas a mais . Na loja, eu olhava ao redor e mais da metade das pessoas aguardando estava com seus telefones portáteis na mão, se entretendo das formas mais variadas. Muitos dizem que isso tudo facilita nossa vida, a torna mais dinâmica, mais rápida, mais interativa. Todos somos bem informados agora.

Realmente as novas tecnologias têm surpreendido nas últimas décadas. Mas voltemos 10, 20 anos na história. Como eram os celulares? O que tinham de diversidade, de opções, de operadoras e de planos? E antes da invenção dos aparelhinhos, como as pessoas se viravam?

Tenho apenas 21 anos, nasci nesse meio tecnológico. Quando me dei por gente, já tinha um aparelho celular da Gradiente. Hoje, nem sei se essa empresa ainda fabrica celulares. Câmera? Nem passava pela minha cabeça. Telefone é uma coisa, câmera fotográfica, outra.  Aplicativos também não tinham. O máximo eram aqueles joguinhos da cobrinha e do paraquedas que tinham naquele famoso celular azul da Nokia que foi moda em meados dos anos 2000. Todo mundo achava aquilo extraordinário. Hoje, mais que ordinário, é lixo. Para alguns, já é relíquia. Veja bem, eu disse meados dos anos 2000, não dos anos 1900. Menos de 15 anos e já virou antiguidade.

Divaguei sobre tudo isso enquanto esperava ser atendido. Quando fui, comprei um celular com todas as funções pelas quais perguntei pra atendente quando cheguei à loja. Saí feliz da vida, estava novamente inserido na rede, inserido no mundo virtual. Fui ligar pra minha irmã pra contar a novidade, mas percebi que tinha esquecido de colocar crédito. Tantas funções que me esqueci da principal. Telefone também serve pra telefonar.

Gustavo Scaldaferri

CompartilheTweet about this on Twitter0Share on Facebook0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *