14
fev

Adeus Ronaldo

É o fim de uma era. Nesta segunda-feira, às 12h40, no CT Joaquim Grava, o atacante Ronaldo anunciou o fim de sua carreira. “Não aguento mais”, disse  antes da coletiva ao jornal O Estado de S. Paulo. “Eu queria continuar, mas não consigo. Penso uma jogada, mas não executo como quero. Tá na hora. Mas foi lindo pra caramba”, declarou o jogador. Foram 18 anos de futebol, mais de 400 gols em sete clubes e na seleção brasileira, incluindo quinze gols em Copas, além de ter sido escolhido o melhor jogador do mundo em 1996, 1997 e 2002.

Dar adeus ao Ronaldo para mim é um misto de tristeza com entusiasmo. Tristeza porque um dos meus grandes ídolos do futebol (apesar de diversas polêmicas) cedeu ao cansaço. Entusiasmo porque ele deu cara ao futebol que ainda está por vir e deve brilhar nos próximos anos. Afinal, quem não quer ser como o fenômeno? Sim, sou fã de futebol da seleção brasileira, bem coisa de mulher que durante a Copa vira fanática e, apesar de ver que Ronaldo já não é o mesmo, devo a ele todo respeito de quem me ajudou a gritar inúmeros golllllllllllllssssssssssss e me sentir um pouco mais patriota.

Não sou da época de Pelé, sou da época de Ronaldo. Não desmereço nenhum pouco o que o Pelé fez para nosso futebol. Pelo contrário. Ele é o rei do nosso futebol, sem dúvidas. Resta então, para mim, acreditar que Ronaldo é o príncipe, que soube honrar a camisa da nossa seleção. Se hoje ele é ou não um bom jogador não vem ao caso. Apesar da fama e dinheiro Ronaldo nunca foi visto em morros, em bailes promovidos por traficantes. Só por isso já merecia meu respeito e admiração, tendo em vista exemplos de jogadores atuais.

Sim, ele escorregou como todo mundo. Mas, tirando a história com travestis, as polêmicas são bem mais amenas. Aliás, muitas delas são sobre o seu peso e testes de DNA. Fatos bem mais simples do que ser fotografado com armas ou ser julgado por assassinato como vemos por aí. Mais do que nunca devemos respeitar o que ele fez no futebol e pelo futebol. Por muitos anos dentro de campo, este jogador fez jus ao apelido de fenômeno. Terei sempre a lembrança do bom jogador, dos gols inacreditáveis, do cabelo estilo cascão. Obrigada Ronaldo, por ter sito o meu herói do futebol. Que outros sigam seu exemplo e que os brasileiros saibam dar valor ao seu trabalho. Para mim você será lembrado sempre por ter tido uma carreira linda, vitoriosa e emocionante! 

Thalita Guimarães                                   

CompartilheTweet about this on Twitter0Share on Facebook0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *