18
jun

Verdades Secretas

Acompanhei alguns capítulos da novela das 23h da Globo, Verdades Secretas, que anda causando polêmica no mundo da moda. A trama aborda o tal “book rosa”, que seria um catálogo da agência de modelos com tops que também são garotas de programa. A novela retrata ainda profissionais da moda drogados e homossexuais.

desfile

Confesso que fiquei com muita preguiça de continuar assistindo. Não sou ingênua de acreditar que não exista prostituição e drogas no mundo da moda, assim como em tantos outros. Mas mesmo assim não gostei de como o folhetim retrata isso, estereotipando a categoria.

Como jornalista já estive em muitas semanas de moda. Trabalhei na cobertura de algumas delas, conheci modelos, agentes, estilistas, e diversos outros profissionais do meio. Estive inúmeras vezes nos backstages e pude perceber o quanto todos trabalham para fazer um desfile que dura em média 15 minutos. São horas de produção, maquiagem, provas de roupas, treinos, isso sem contar os cuidados com alimentação e o corpo. A maioria é formada por meninas e meninos muito jovens, que sonham com uma carreira promissora e visibilidade internacional.

Conheci exemplos bem sucedidos, que conquistaram seu lugar ao sol no mundo da moda por meio de muita dedicação. Por isso, acho a trama da Globo ofensiva. E, como a mídia, especialmente a Rede Globo, tem o poder de formar opiniões, logo vamos ver as mães de jovens modelos desesperadas e inseguras com o tão sonhado universo das passarelas. Espero que agências sérias consigam provar o contrário.

CompartilheTweet about this on Twitter0Share on Facebook0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *