29
ago

Saúde é o que interessa?

Image Não sou da área da saúde, mas sei que doente precisa de médico. Os médicos nos dizem para não tomarmos remédio sem que eles mandem; para não fazermos exercícios sem que eles nos avaliem; para não usarmos fórmulas caseiras para tratar doenças, mas procurá-los; não nos deixam fazer nenhum exame, sem que nos autorizem. É assim porque eles entendem todas as coisas sobre nossos corpos e sobre os remédios, exames e tratamentos. E nós não entendemos nada disso. Nós batemos às portas deles, porém, só podemos entrar se tivermos dinheiro. E não pouco. Muito dinheiro. Porque os médicos estudaram muito para ter esse conhecimento, foram muitos anos de esforço e investimento que precisam ser recompensados. E o trabalho deles vale muito dinheiro, não pode ser feito por pouco.

O pagamento precisa ser em forma de casas grandes, bonitas e super confortáveis, na cidade, na praia e no campo, carros importados, viagens internacionais, roupas de marcas importantes, joias, restaurantes finos e, naturalmente, escolas e faculdades da melhor qualidade para os filhos e os melhores planos de saúde para toda família. Bem, quem não quer isso? Eu também quero. Mas não fiz Medicina, fiz Jornalismo, então azar meu. Azar meu?

Sabemos que há muitos médicos abnegados que trabalham para atender os pobres ou os que não podem pagar tanto. Eu conheço um. Só que esses muitos são poucos. Há muito mais doentes do que eles podem atender porque a maioria dos colegas dos abnegados não quer atender quem não pode pagar bem. E é assim. Como diz a minha mãe, quem gosta de pobre é Jesus. Enquanto isso, o Brasil segue se horrorizando com uma médica do Paraná que, segundo acusam, dava um jeito para que os pacientes do SUS, internados na UTI, morressem. Já nem se fala mais tanto nisso, para que? A tal doutora não fazia nada mais do que todo o sistema de saúde faz: quem pode pagar, vive. Quem não pode, morre. Simples assim.

Letícia Ferreira

CompartilheTweet about this on Twitter0Share on Facebook0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *