4
nov

Quanto tempo o tempo tem?

relogio Você já teve a sensação de que o tempo anda passando mais rápido do que antes? Já usou aquela frase “parece que foi ontem”? Pois é, acredito que todos que tenham mais de 20 anos já tiveram essa sensação pelo menos uma vez na vida.

Existem algumas hipóteses que explicam o porquê de sentirmos isso. Segundo Zygmunt Bauman, estamos em um estágio “líquido” da modernidade, ou seja, nada é estável, tudo está sempre em constante mudança, nada é feito pra durar, nada é “sólido”. As modas, tendências, aparelhos e até os nossos relacionamentos estão se tornando cada vez mais descartáveis, e as pessoas trocam, substituem as coisas num processo muito mais acelerado.

A quantidade de informação que recebemos todos os dias e as tecnologias que nos mantêm conectados acabam influenciando nossa percepção de tempo. Quando menos se espera, o dia já acabou. Houve uma mudança no ritmo biológico natural.

Por outro lado, existem situações em que temos a impressão que o tempo não passa, como quando estamos assistindo a uma aula chata ou quando esperamos alguém chegar, ou na fila do banco, na espera do hospital etc. O tempo está ligado às nossas ações, o que fazemos, a forma como nos ocupamos. Para uma pessoa que mora em São Paulo, a percepção do tempo é a de que ele está mais acelerado, diferentemente de uma pessoa que mora em um sítio isolado no interior. Para esta, o tempo passa mais lentamente.

O tempo é um elemento fascinante de estudar e sobre o qual se pensar porque é uma das poucas coisas sobre as quais o ser humano não tem controle. Não podemos voltar no tempo ou avançar nele, assim como também não podemos pará-lo, ao menos por enquanto. Não existe passado, existem memórias, fotografias, vídeos de momentos anteriores. Podemos revê-los, mas nunca revivê-los. Temos que nos conformar que o tempo simplesmente é.

Gustavo Scaldaferri

CompartilheTweet about this on Twitter0Share on Facebook0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *