5
jan

Os primeiros momentos são cruciais

Crise de imagem é uma coisa séria e talvez uma das piores crises que podem acontecer com uma organização. Leva-se anos para construir uma boa reputação e apenas segundos para que todo esse trabalho vá por água abaixo.
A imagem bem gerida é um dos maiores bens de uma empresa. A imagem é tudo, desde a logomarca e os pontos de venda até os produtos e serviços oferecidos, o relacionamento com o cliente e a maneira como a organização é vista na sociedade. Quando a imagem da empresa ainda não é consolidada é possível maior flexibilidade na gestão de uma crise, pois ela ainda não é reconhecida. Já quando a imagem já é solidificada, as providências devem ser mais planejadas, pois ela é referência não somente para a imprensa como para outras empresas de seu setor.
No estouro de uma crise de comunicação é comum muitas empresas demorarem a agir. Isso faz com que possíveis boatos sejam disseminados e depois, para concertar a situação, é muito mais difícil. Diante de uma crise não se pode ficar parado. Os primeiros momentos são cruciais e são eles que vão definir o rumo dos acontecimentos que virão a seguir. Daí a importância de toda empresa, independentemente do tamanho, focar na comunicação e elaborar um plano de gerenciamento de crise para que, quando ela chegar, não se instale o caos. Atualmente a comunicação já é vista como uma ferramenta estratégica dentro das organizações. Ela pode detectar ameaças e oportunidades e é peça fundamental em momentos de turbulência.
Podemos citar muitos casos de crises que não foram bem geridas e acabaram mal. É importante zelar pela imagem, manter-se alerta e trabalhar arduamente para que ela não seja muito afetada. Aos primeiros sinais de uma crise, acione o plano de gerenciamento de crise. Cheque a veracidade das informações que estão correndo, prepare-se para falar com a imprensa e dar respostas sobre o que está acontecendo. Não entre em pânico e lembre-se, seja ágil e rápido.
Karin Villatore

CompartilheTweet about this on Twitter0Share on Facebook0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *