14
ago

Memórias do Mensalão

Tudo a ver o comentário da articulista Dora Kramer publicado nesta semana sobre o Mensalão: “(…) a população exige o rigor da Justiça, mas não é tão rigorosa assim na hora de votar.” E vamos por parte.

Em primeiro lugar, uma parcela substancial do povo nem sabe o motivo do julgamento. Afirmo isso sem medo porque testei meus alunos (sim, eles são universitários) e alguns chegados não muito chegados à leitura de jornais. As respostas sobre o que realmente foi o Mensalão foram das mais diversas, mas nenhuma certeira. Eu me lembrei do meu pai, que deixa sobre a cama do meu filho uma mesadinha em um envelope com o aviso: “Mensalão”. Espirituoso. De repente é este o lance.

Em segundo lugar, se as pessoas não sabem o motivo do julgamento, muito menos lembram quem eram os caras que faziam parte da falcatrua. Que o Zé Dirceu provavelmente seria a nossa Dilma se a história não tivesse rolado. Que está sendo julgada a altíssima cúpula do partido que ainda está no governo. Que é um momento mais do que representativo na vida política do Brasil. E pá e bola.

Em terceiro lugar, que neste ano de eleições deveríamos pensar bem na frase da Dora Kramer. Bacana demais torcer pela Justiça no caso do Mensalão. Mas que tal refletir antes de votar e, quem sabe, não apostar as fichas em um político cuja pilantragem já é notória?

Achei meio punk, mas nunca vou me esquecer do que vi numa cidade próxima a Berlim, na qual existe um ex-campo de concentração nazista que virou uma espécie de museu. Angustiadíssima, fui visitar o lugar com minha comadre, minha afilhada e a irmãzinha dela, achando um exagero levar as crianças num circo dos horrores como aquele. Quando chegamos, deparamos com um grupo de crianças alemãs de pré-escola, no alto de seus 3 ou 4 anos, aprendendo o que seus antepassados fizeram e o que elas não deveriam repetir. Talvez devêssemos fazer algo não tão pesado, mas parecido, com nossos filhos. “Está vendo a foto deste aqui, querido? Nunca vote nele. Não repita o erro da mamãe.”

Beijos,

Karin Villatore

 

CompartilheTweet about this on Twitter0Share on Facebook0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *