29
jul

Em tempo de frio…

frio Nem precisa dizer que o assunto do momento em terras sulistas é o frio. Tudo bem que o povo do sudeste também sofreu um pouco com as baixas temperaturas – claro que nem se compara as nossas –, mas lá, o que mais se falava era da estadia do Papa. Para os cariocas parece até que o frio passou despercebido.

Já por aqui, o mais importante era manter-se aquecido e tentar ajudar quem sofre ainda mais com o frio: os moradores de ruas. Em tempo de inverno rigoroso as pessoas se solidarizam e cada uma ajuda como pode. Lá em casa doei os agasalhos sem uso e também separei alguns cobertores que estão aquecendo apenas o armário, de alguma forma tentei fazer a minha parte.

Nas redes sociais foram inúmeras as mobilizações: uma ONG pedia para que as pessoas deixassem roupas e cobertores pendurados em locais públicos, com uma mensagem para o morador de rua. Diversas pessoas ajudaram e compartilharam fotos da ação. Outro grupo mobilizou-se para ajudar os animais que ficam soltos. Valeu de tudo e teve até um grupo de vizinhos que construiu uma casinha improvisada na rua para abrigar os cachorros que não tinham para onde ir.

Diante disso, surgiu a questão que há tempos é deixada de lado: muitos andarilhos se recusam a ir para os abrigos, mesmo com o termômetro marcando temperaturas abaixo de zero. E não pense que essa recusa é por conta do banho que muitos não querem tomar e são obrigados no abrigo. A principal justificativa é que muitos moradores não querem deixar seus fieis companheiros de andanças, nesse caso, o amigo de patas. Como esses locais não aceitam animais, eles preferem correr o risco de não sobreviver ao frio a ter que deixar o animal sozinho na rua.

Isso mostra como a relação entre o homem e o animal é bastante complexa e não pode ser ignorada. Tanto que aqui, em Curitiba, a prefeitura improvisou alguns abrigos para que os animais também fossem recolhidos, além de cogitar a possibilidade de criar um local específico para que nenhum dos dois fique desamparado nesses dias de frio. A medida não resolve a situação dos moradores de rua, mas traz um alento para quem sofre bastante no inverno.
Luanda Fernandes

CompartilheTweet about this on Twitter0Share on Facebook0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *