26
out

Dia do Desapego

Ganhei neste ano um presente sensacional de uma grande amiga, que de tão chegada chamo de Hermana. Há alguns anos ela decidiu trocar uma promissora carreira de jornalista (só para vocês terem uma ideia, ela era a mais jovem diretora da TV Globo no Brasil) por estudos em um centro de meditação na Índia.

Neste semestre ela veio aqui para Curitiba me visitar. Papos maravilhosos, descobertas, lembranças.

Minha querida Hermana trouxe as roupas numa pequena mala, do tipo que não precisamos despachar no avião. Lá pelo terceiro dia da visita, numa dessas conversas bacanérrimas, descubro: TODAS as roupas que ela tem hoje estão naquela mala. Como assim?!?! Nos centros de meditação que frequenta, existe uma roupa especial e igual para todo mundo. Como viaja muito, acha melhor não ter coisas demais. Além disso, aprendeu nestes anos que o que vale é o que somos e não o que temos. Aprendeu também a desenvolver uma virtude, o tal do desapego às coisas materiais.

Não que ela tinha dito isso, mas foi o que eu aprendi e assimilei. E este foi um aprendizado que valeu como um presente sensacional.

Dias desses, pensando na pequena mala, fiz uma limpeza como nunca tinha feito em meu armário. Não daquelas de final de ano, só para constar nas boas ações natalinas, mas uma geral mesmo, de deixar um monte de cabide sobrando. Fazia tempo que não me sentia tão leve e em paz. Que delícia foi meu Dia do Desapego! Que prazer, depois, ver a felicidade das pessoas que receberam as roupas como doação.

Se der na telha, tente fazer o seu Dia do Desapego também. Para mim, valeu a pena demais!

Karin Villatore

CompartilheTweet about this on Twitter0Share on Facebook0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *