25
set

De repente 30

30anos O título tem tudo haver com a fase de vida pela qual estou passando (dica da amiga Letícia – obrigada!). Sabe aquela transição inevitável de décadas, que começa a te deixar mais preocupada com tudo? Do tipo, tenho que me cuidar porque a idade é implacável, então, você tenta ser mais saudável, comendo alimentos que contenham menos gordura, fazendo exercícios, usando hidratantes e filtro solar, como se isso tudo garantisse a boa forma para o resto da vida. Por um lado, esses cuidados fazem você se sentir melhor – pelo menos você está tentando – diz aquela vozinha na sua cabeça.

E não para por aí. Se no passado você nem ligava para os produtos light, leite desnatado, alimentos sem gordura trans ou com baixa caloria, a partir dos 30 esse tipo de produto faz parte da sua rotina e da sua geladeira. Tinha uma amiga minha que dizia: “você só percebe que a coisa está pegando quando vê que já tem Renew antienvelhecimento para sua idade” – na época, ela era uns 10 anos mais velha e eu não entendia o porquê, mas hoje a frase faz bastante sentido.

Engraçado que essa coisa de idade só pega quando você passa dos 25 anos, porque antes eu nem ligava, era só mais um ano a ser comemorado. Porém, agora, me sinto cada vez mais madura e responsável. Um peso que começa a ser carregado nos ombros, pois você tem consciência de que precisa ser uma pessoa melhor e isso não significa só cuidar do corpo, mas cuidar do meio ambiente, ajudar o próximo, ajudar os animais, separar o lixo, cumprimentar um monte de gente que você não conhece só por educação, como aquele vizinho do final da rua, o desconhecido no elevador, o cobrador e o motorista do ônibus, e por aí vai.

Acho que é por isso que as pessoas envelhecem. Ser jovem e desprendido de boas maneiras é tão mais fácil. Além disso, de repente, você se dá conta que começa a pertencer ao núcleo adulto/velho da família e concorda muito mais com a opinião dos pais, avós e tios do que com as ideias dos primos mais jovens ou adolescentes.

Mas o post não é uma lamentação do inevitável, é para mostrar como a nossa vida muda, como modificamos nossos pensamentos e como isso afeta nossa personalidade. Na verdade, percebo que estou onde deveria estar e que aproveitei tudo o que podia da juventude. Então, envelhecer é uma questão de preparação e é assim que me sinto: preparada para curtir os 30.

Luanda Fernandes

CompartilheTweet about this on Twitter0Share on Facebook0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *