30
jul

Cozinhe com afeto

 

bolo-caseiro

Cozinhar é uma terapia, não tenho dúvidas. Mas embora eu saiba fazer o básico na cozinha, não me considero uma pessoa criativa capaz de inovar em um almoço ou jantar do dia a dia. Se preciso passar no açougue para comprar uma carne só consigo pensar em peito de frango e carne moída. Muitas vezes ainda prefiro fazer ovos com ervilha, abobrinha ou apenas cozidos mesmo. Sou prática e gosto de fazer comida de uma panela só. Macarrão com molho e arroz de forno estão entre as minhas especialidades. E, se puder escolher entre cozinhar e lavar a louça, sempre ficarei com a louça.

Mas o cenário muda completamente quando o assunto é sobremesa. Ah, como eu amo as sobremesas. Sou capaz de inventar um delicioso doce com poucos ingredientes e sem receita. Sempre que me perguntam o que fiz para um bolo ficar tão fofinho, bonito e apetitoso não tenho resposta. Não sou capaz de saber nem ao menos quantas xícaras de farinha usei para fazer a massa. Faço sem medidas mesmo, customizo as receitas da internet, e no final normalmente dá certo.

Quando eu era criança, minha avó deixava ajudá-la na cozinha. Foi ela quem me ensinou a fazer sozinha meu primeiro bolo. Ela tinha um caderno de receitas manuscritas com recortes de imagens de jornais e embalagens. Um capricho só. E são essas memórias que me inspiram.

Acho que o principal segredo é cozinhar com afeto. Fazer aquilo que gosta e, de preferência e se possível, apenas quando tem vontade. Melhor ainda se for para quem você gosta. Quer coisa melhor do que a alegria de uma criança quando uma nega maluca sai do forno?

Aline Cambuy

CompartilheTweet about this on Twitter0Share on Facebook0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *