13
jun

Como reter talentos

gestão de pessoas Na área de Gestão de Pessoas, antes chamada de RH, uma das discussões eternas é sobre como reter talentos. De técnicas motivacionais ao uso do eufemismo de colaborador para definir o funcionário, os consultores se esmeram em entender os motivos que levam uma pessoa – principalmente agora, com essa divisão das gerações por letras que determinam perfis – a não abandonar um emprego por causa de um aumento de 5% no salário.

Sempre que leio ou escuto algo sobre o tema, lembro-me de uma palestra a que assisti anos atrás. A história relatada pelo palestrante, um executivo mais do que experiente no setor de Recursos Humanos, era algo mais ou menos assim.

Era uma visita dele a uma fábrica cujo dono, além da maioria dos funcionários, fazia parte de uma determinada igreja. A certa altura da visita, o diretor avisou que teria que fazer um intervalo. Pediu para o executivo esperar num cantinho da indústria e anunciou para todos: “Pessoal, parem as máquinas, por favor. Vamos todos dar as mãos e rezar para nosso colega fulano de tal, que trabalha aqui com a gente e que, neste momento, está começando uma cirurgia para a retirada de um tumor”. Todos atenderam prontamente o pedido e rezaram juntos, voltando ao trabalho na sequência.

O executivo que contou essa história na palestra disse que nunca antes havia visto uma empresa tão unida como aquela. E a conclusão é sua, leitor deste post.

Beijos,

Karin Villatore

CompartilheTweet about this on Twitter0Share on Facebook0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *