30
abr

Boa Noite

Passamos um terço da nossa vida dormindo, mas estamos dormindo muito menos do que dormíamos há 20 anos. Quanto menos dormimos, mais propensos estamos a engordar. Se exagerarmos, podemos começar a ter alucinações e até morrer.

Atualmente, dormir mal já virou normal no cotidiano da sociedade moderna e está piorando. De acordo com pesquisa do Instituto do Sono de São Paulo, os brasileiros dormem 1h30 a menos do que há 20 anos. São, em média, 6h30 por noite. Isso é muito menos do que gostaríamos de dormir ou deveríamos, 8h10. Além disso, 63% da população têm problemas para dormir.

Dormimos por três razões: economizar energia, fazer a manutenção do nosso corpo e consolidar a memória. Enquanto dormimos não nos movemos, ficamos tranquilos, relaxados. Por isso, nosso corpo consome menos energia. Quando dormimos mal temos que consumir um número maior de calorias, pois gastamos mais energia. Segundo estudo da Universidade Nortwestern dos Estados Unidos, quem dorme pouco ou mal tende a ingerir quase 250 calorias a mais por dia.

Dormir mal também afeta a memória, pois, quando dormimos, também eliminamos memória. O corpo libera ácido gama-aminobutírico, uma substância que apaga algumas das memórias obtidas durante o dia para liberar espaço para aprender coisas novas. Pessoas que não dormem o que precisam, em média 8 horas, podem ter problemas em guardar as memórias do dia-a-dia, lembrar-se de um compromisso, de um prazo ou de uma tarefa.

Ficar sem dormir pode ser tão prejudicial à saúde a ponto de causar danos irreversíveis, portanto, a longo prazo, dormir menos que o necessário pode encurtar o tempo de vida, e ficar muitos dias sem dormir pode até matar.

Na década de 80, cientistas da Universidade de Chicago comprovaram que não dormir mata, fazendo experimentos em ratos. Eles ficaram duas semanas sem dormir e, então, morreram. Apareceram manchas e feridas que não curavam até que, simplesmente, apagavam de vez.

Enfim, para ter um tempo maior de vida, ajudar o seu corpo a manter o metabolismo da mesma forma e sua memória intacta, arrume um tempo e lembre-se de dormir.

Gustavo Scaldaferri

CompartilheTweet about this on Twitter0Share on Facebook0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *