Mais um ciclo da minha vida se completa. Mesmo tendo terminado a universidade já há alguns meses, o sentimento de encerramento vem amanhã, com a colação de grau. Daqui a um dia, serei oficialmente jornalista. A ansiedade pela festa já está aqui, apertando minha respiração e encolhendo meus ombros.
A solenidade, tão aguardada, me parece uma ruptura da vida de estudante, de menina, de filha. Mesmo sendo só uma formalidade, com a formatura vem a sensação de se tornar “gente grande” e de ter toda a liberdade do mundo. Vem também o medo do que vem a seguir, dos desafios futuros e de como lidar essa quebra de paradigma.
Com o fim da faculdade, acaba a obrigação, o roteiro a ser seguido. Não é o fim de meus estudos, pois quero continuar evoluindo e aprendendo até não poder mais, mas, de agora em diante, será tudo novo. Sei que incertezas virão e que, assim como fiz em determinados momentos, questionarei minhas escolhas, mas isso não abalará a minha confiança de que tenho um futuro lindo à minha frente.
Dedico esta vitória aos meus pais, meus exemplos. Guerreiros, sempre vi neles a força para continuar em frente e conquistar vitórias. Por eles, sempre me dediquei aos estudos e terminei a faculdade com vinte anos. Não há palavra ou gesto no mundo suficientes para agradecer todo o esforço que eles dedicaram, durante todos esses anos, a mim e meu irmão. Sei que tive atitudes erradas, que muitas vezes falei sem pensar e não correspondi a algumas expectativas. Porém, por meus pais, segui em frente e evoluí. Eles me deram a melhor infância de todas. O maior amor de todos. E, por isso, esta conquista é toda deles também.
Amanda Pofahl
Parabéns, Amanda! Sucesso para ti!
Obrigada, Douglas!
Amanda