Os meios de comunicação passam por uma espécie de transformação no Brasil. Pode se dizer que a cada década o comportamento dos brasileiros em relação às mídias muda de alguma forma. Mas, mesmo diante do crescimento de usuários de internet no país, a TV continua sendo o veículo de comunicação mais utilizado entre a população. Foi o que constatou a primeira edição da Pesquisa Brasileira de mídia, realizada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Na pesquisa cerca de 97% dos entrevistados afirmaram assistir à TV com frequência.
Logo depois da telinha, aparecem o rádio, com 61% de audiência, e a internet, com 47%. O jornal e a revista, como já havia sido constatado em outros estudos, ficam bem abaixo com apenas 25% e 15% dos entrevistados, respectivamente, afirmando que têm o habito de ler os periódicos.
Ainda segundo o estudo, o padrão se confirma quando os entrevistados foram questionados sobre qual meio de comunicação preferido. A TV aparece em primeiro lugar com 76,4%, seguido da internet (13,1%), do rádio (7,9%), dos jornais impressos (1,5%) e das revistas (0,3%). Isso demonstra que, apesar da facilidade de utilizar as plataformas móveis, o brasileiro continua tendo a TV como principal meio de comunicação.
Porém, a pesquisa também apresenta uma mudança de comportamento entre os mais jovens. Na faixa entre os 16 e 25 anos de idade, a preferência pela TV cai 70%, enquanto que a internet sobe 25%, ficando o rádio com 4% da preferência e os demais veículos com pontos abaixo de zero. Seguindo a tendência de outros países, os meios digitais devem ganhar ainda mais espaço na rotina dos brasileiros.
A pesquisa é bem interessante e vale a pena conferir outros itens. Para veririfcar na íntegra, acesse: http://pt.slideshare.net/BlogDoPlanalto/pesquisa-brasileira-de-mdia-2014?ref=http%3A%2F%2Fblog.planalto.gov.br%2F
Luanda Fernandes