11
jul

A História contada pelo Facebook

blog Em meio a toda essa onda de protestos que está acontecendo no país, uma ferramenta se tornou essencial para a mobilização popular: as redes sociais. Podemos dizer que nesse momento histórico o Facebook tem a mesma importância da carta escrita na época de Napoleão e do telégrafo no período da Segunda Guerra Mundial. Daqui a algumas décadas as próximas gerações vão ver nos livros de História (ou em outra ferramenta pedagógica) as mobilizações que percorreram o Brasil em 2013 e, provavelmente, terão relatos da importância do Facebook para motivar a ação popular.

Muitos estudiosos relacionam os protestos com outros momentos históricos, fazem analogias sociais da motivação do povo nas ruas e tentam explicar um movimento que ainda é muito recente. Certamente, muitas reflexões e pesquisas serão realizadas para estudar o fenômeno, assim como aconteceu com as grandes revoluções, guerras e manifestações populares.

Particularmente, sempre gostei muito de História e, quando era estudante do ensino fundamental e médio, a parte mais legal do dia era a aula de História. Mas, hoje em dia, a garotada não tem a mesma motivação de ver nos livros de História o que aconteceu nos séculos passados. Talvez seja pela mudança cultural da criançada, já acostumada com a era digital, ou pelo fato do nosso método de ensino estar ficando ultrapassado. A verdade é que motivar os estudantes a se interessar pelo aprendizado tem sido um desafio para os educadores.

E se transformássemos eventos importantes da História mundial em relatos nas redes sociais para ensinar os jovens de uma maneira descontraída? Talvez isso chamasse mais a atenção do que fazer um trabalho escrito sobre Descobrimento do Brasil, por exemplo. Foi com essa sacada que o História Blog elaborou uma narrativa muito criativa da Segunda Guerra Mundial, como se a guerra acontecesse em meio à era Facebook. Confere aí!
http://historiablog.wordpress.com/2012/12/26/a-segunda-guerra-mundial-no-facebook/

Luanda Fernandes

CompartilheTweet about this on Twitter0Share on Facebook0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *