Há três meses em Curitiba, algumas coisas têm me encantado mais que outras. A variedade de parques, ambientes culturais e pontos turísticos superam de longe minha pequena e singela Taubaté. Em compensação, o povo curitibano nem sempre é tão aberto ou simpático, comparando novamente com a minha cidade, onde velhinhas nos terminais oferecem ajuda mesmo sem a gente pedir, só para puxar um papo.
No último final de semana, uma manicure do salão em que fui pela primeira vez me perguntou se eu era de fora e, ao ouvir a afirmativa, ela logo emendou um “Eu sabia! Você tem boa conversa!”. Só depois entendi o que ela quis dizer com isso. Já meus amigos taubateanos, que vivem há mais tempo em Curitiba, me contaram sobre as trezentas teorias que existem para justificar tal comportamento. Mas, no fim das contas, até que tive sorte, pois até agora só encontrei curitibanos ‘com boa conversa’.
Agora, no mundo da comunicação, um exemplo que mostra exatamente como quebrar essa sisudez curitibana e até mesmo essa aridez da burocracia, tem me feito rir e amar ainda mais essa cidade que escolhi. A Prefeitura de Curitiba tem dado um show no que diz respeito à administração de suas redes sociais, com destaque para o Facebook. Esse canal mais acessível ao público e que, normalmente, recebe dezenas de reclamações referentes aos órgãos públicos ligados à prefeitura, tem mostrado como a descontração e o bom humor pode ser a chave da empatia e aproximação com seu público alvo. Essa estratégia de comunicação tem como objetivo fomentar o diálogo e a transparência com a população.
Até o momento, a página já tem mais de 200 mil likes e, segundo o diretor de redes sociais da prefeitura, Marcos Giovanelli, o projeto denominado “Curitiba 2.0” foi inspirado nas mídias digitais de cidades como Barcelona, Amsterdã e Nova York. Com uma linguagem mais popular, postagens irônicas sobre o clima instável, ‘memes’ e informações do trânsito em tempo real dividem espaço com as notícias e divulgações oficiais da prefeitura.
Este formato deixa bem claro como o público participa e, dentre os fãs, tenha até mesmo pessoas de outras cidades. É claro que algumas reclamações continuam, mas a equipe utiliza a ferramenta justamente para se aproximar do cidadão e ouvir suas necessidades. O tom despojado tem atraído até outras administrações a utilizar o formato, que buscam informações com a equipe de mídias digitais da prefeitura a fim de obter o mesmo sucesso.
A página de ‘Prefs’ de Curitiba tem dado certo pois, além de prestar o serviço a que se destina, faz com que a gente pare por dois segundos, ria e compartilhe uma novidade, e o humor, não tem jeito, seduz até o mais carrancudo dos curitibanos.
Aldy Coelho