Na semana passada a IAB Brasil (Associação de Mídia Interativa) divulgou uma pesquisa que analisou o comportamento do brasileiro em relação aos meios de comunicação e o envolvimento com as variadas plataformas de tecnologia. De acordo com a pesquisa, a internet já é o meio de comunicação mais importante como fonte de informação, batendo o rádio, a TV e o jornal impresso.
Segundo a análise a internet foi a atividade apontada como principal em todas as faixas etárias, de renda, gênero e região. Isso demonstra a importância que a web passou a ter na rotina do cidadão e, principalmente, na dos comunicadores que já começam a avaliar essa expansão. Além disso, com a ampliação da banda larga e com as venda de smartphones, a tendência é que o acesso seja ainda maior.
No estudo ficou comprovado que a internet é a mídia mais consumida em casa, no trabalho, na escola e em locais públicos como restaurantes e shoppings. Um em cada três brasileiros utiliza pelo menos duas horas de internet por dia e dentre esses apenas 25% gastam o mesmo tempo assistindo à televisão, por exemplo. Em casa a internet é a mídia mais utilizada em todos os períodos do dia.
De acordo com o estudo 66% dos consumidores acessam a rede por mais de dois aparelhos diferentes. Isso demonstra também outra tendência: a facilidade de acesso à rede. Muito por conta do lançamento de diversos tipos de dispositivos móveis no mercado.
Plataformas de acesso:
Desktop 77%
Notebook/Laptop 59%
Smartphone 40%
Tablets 16%
iPad 15%
Console de game 12%
iPod 10%
Outros dados:
62% acessam via dois ou mais canais
23% acessam por quatro ou mais canais
61% dos brasileiros usam o computador enquanto veem TV
92% prestam igual ou mais atenção na internet
Luanda Fernandes