Pra encerrar os meus posts neste ano, resolvi compartilhar uma lista pessoal com quem, assim como eu e meu marido, adora filmes. Cinéfilos assumidos, nós assistimos a uma extensa lista de filmes neste ano, dos mais diversos tipos e gêneros. A lista começou a ser confeccionada em março, mês do nosso casamento, e vai crescendo a cada dia que passa.
Compartilho a nossa lista com vocês. Claro que, todos os filmes Marvel da lista foram assistidos devido ao gosto do meu marido. Embora eu deva admitir que (culpada!) acabei gostando de alguns. Capitão América e Homem de Ferro são os meus favoritos (e da torcida flamenguista feminina também), mas quase dormi em Guardiões da Galáxia e Interestelar. Este último não é Marvel mas, na minha opinião, é uma ficção científica de quase três horas, que explica demais coisas que não precisam ser explicadas e peca completamente não explicando as que precisam.
Pra quem gosta bastante de romance e de chorar, com certeza absoluta A Culpa É Das Estrelas deve ser visto. Eu e todas as mulheres do cinema saímos com caras inchadas e maquiagem completamente borrada, soluçando. Por incrível que pareça eu também vi homens chorando no filme. Não é pra menos. A história é de um casal adolescente que têm câncer. Só aí já é complicado.
Não temos um melhor filme disparado, nós elegemos quatro como os melhores: 12 Anos De Escravidão, O Mordomo da Casa Branca, Blue Jasmine e O Lugar Onde Tudo Termina. São filmes inteligentes, daqueles que te fazem pensar a respeito de muita coisa, com histórias coesas e bem contadas, sendo que os dois primeiros são baseados em fatos reais. Destes três, merece destaque O Lugar Onde Tudo Termina por ter nos surpreendido, já que não esperávamos muita coisa dele. O filme tem vários personagens principais, pulando de um foco para o outro e, mesmo assim, não perde o fio da meada. A história é envolvente e muito boa. Não vou dar detalhes para vocês tirarem suas próprias conclusões assistindo ao longa.
Na minha opinião, merecem destaque especial: Praia do Futuro, A Grande Beleza, Garota Exemplar, Ninfomaníaca (1 e 2) e Europa. Estes dois últimos são do Lars Von Trier, diretor que admiro demais. Claro que o meu marido não gostou muito de Praia do Futuro, mas vale a pena pela fotografia impecável. Praia do Futuro e Trash – A Esperança Vem do Lixo, também valem a pena pela atuação, como sempre sensacional, do brasileiro Wagner Moura.
Hora de falar dos piores: Teorema Zero, O Doador de Memórias e O Homem Duplicado nos decepcionaram bastante. Eles são diferentes de Godzilla, Tartarugas Ninja e Robocop, por exemplo, que você já vai assistir ao filme não esperando muita coisa além de efeitos especiais e pancadaria. Estes, os nossos piores do ano, foram eleitos pelo simples motivo que pareciam ser muito mais do que foram. Em Teorema Zero, usando as palavras do meu marido, os produtores deviam estar drogados quando produziram o filme, sem lógica, sem começo, sem meio e sem fim. Dá a impressão que ele quer ser absolutamente cult, mas sai errado e acabou ficando uma grande porcaria. Já O Doador de Memórias conseguiu ficar adolescente demais, tipo filmes da Saga Crepúsculo. O Homem Duplicado tinha tudo, inclusive diretor, pra ser muito bom, mas peca pela enrolação e pira.
Não sou nenhuma crítica cinematográfica, mas apenas compartilho as minhas opiniões aqui. Para quem quiser ver alguns filmes a que assistimos, segue nossa lista:
Cinema
– Noé
– Capitão América
– X-Men
– Praia do Futuro
– A Culpa é das Estrelas
– Tartarugas Ninjas
– Godzilla
– Lucy
– 13º Distrito
– No Olho do Tornado
– Teorema Zero
– No Limite do Amanhã
– Transcendence – A Revolução
– Maze Runner
– Garota Exemplar
– Planeta dos Macacos: o Confronto
– Guardiões da Galáxia
– O Doador de Memórias
– Getúlio
– Trash – A Esperança vem do Lixo
– O Juiz
– Annabelle
– Drácula
– Interestelar
Em casa
– Ninfomaníaca 1 e 2
– 12 Anos de Escravidão
– A Menina que Roubava Livros
– Rush – No Limite da Emoção
– Robocop
– O Lobo de Wall Street
– Amante à Domicílio
– 42
– O Grande Hotel Budapeste
– Dose Dupla
– Gravidade
– Até o Fim
– Os Suspeitos
– O Mordomo da Casa Branca
– O Lugar Onde Tudo termina
– Capitão Philippis
– Mundos Opostos
– Invocação do Mal
– A Grande Beleza
– Elisyum
– Truque de Mestre
– Se Beber Não Case 3
– Círculo de Fogo
– Thor 2
– Blue Jasmine
– Django Livre
– O Grande Gatsby
– Trapaça
– Divergente
– O Cavaleiro Solitário
– Capitão América 1
– Vingadores
– X-Men
– Looper – Assassinos do Futuro
– A Queda
– Caçadores de Obras Primas
– Turistas
– Diamante de Sangue
– Batman – Cavaleiro das Trevas Ressurge
– Argo
– A Origem
– Encontro Fatal – September Tapes
– Terra Prometida
– A Vida Secreta de Walter Mitty
– O Homem Duplicado
– Invasão à Casa Branca
– Dose Dupla
– Malévola
– Europa
– Conselheiro do Crime
– Millenium: Os homens que não amavam as mulheres
– Mulheres ao Ataque
– A Hora Mais Escura
– Super Homem – O Homem de Aço
Fabíola Cottet