3
set

Partido Alto

São os profanadores da República, os subversivos, os delinquentes e marginais da ética do poder, são os infratores do ***erário” – do Ministro Celso de Mello, do Supremo, aos réus do Mensalão. ***Pra quem não conhece o termo, erário é o tesouro ou o dinheiro público, os bens oficiais.

Que jogue a primeira pedra quem nunca furou uma fila, quem nunca acionou um conhecido com cargo bacana para agilizar uma burocracia qualquer em órgão público, quem nunca deu uma de espertão. Esse tal caráter do povo brasileiro já rendeu livros bem legais como Raízes do Brasil (Sérgio Buarque de Holanda), Formação do Brasil Contemporâneo (Caio Prado Júnior), Casa-Grande & Senzala (Gilberto Freyre) e Carnavais, Malandros e Heróis (Roberto DaMatta).

Os historiadores e os antropólogos contam que o malandro brasileiro surgiu do mulato ex-escravo ou do descendente de escravo que, pelo jeitão gente boa, descolava favores e moral na sociedade. E hoje, por que continuamos malandros? Dizem também os acadêmicos que o brasileiro tende a rejeitar a falta de pessoalidade do sistema. Difícil assumir que o todo é mais importante do que o indivíduo. E viria daí um dos motivos de os homens públicos não respeitarem a separação entre o público e o privado, colocando os interesses pessoais acima dos interesses do Estado. O senhor de engenho, os caras que ganhavam as capitanias hereditárias tinham, por exemplo, a decisão sobre a vida e a morte de um escravo. Se essa autoridade estava acima de qualquer outra lei, por que deveria ser diferente agora?

Segundo os estudiosos do ramo, o brasileiro vê as leis como um monte de papel para estragar prazeres em geral. Aqui a lei é vista e, muitas vezes, aplicada como um castigo. Para fugir, apelamos para a malandragem.

Gostou deste post? Foi praticamente um plágio que eu fiz de uma matéria publicada na Revista Superinteressante (http://super.abril.com.br/cultura/cara-brasileiro-445905.shtml)

E aquele abraço pra quem fica.

Karin Villatore

 

CompartilheTweet about this on Twitter0Share on Facebook0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *