22
jul

O inferno somos nós

Angel vs Devil_C_thumb[1]Sartre disse “O inferno são os outros” e há quem diga que o inferno somos nós. E eu direi, como Chaves, não o ditador venezuelano falecido, mas o personagem de comédia: “as duas coisas”, pois nós sempre somos os outros de alguém, assim, infernizamos as vidas uns dos outros. E por quê? Muito por causa das coisas desnecessárias.
Claro que há infernos necessários. Por exemplo: obras. Estão na minha lista de cinco principais infernos: domingos, pessoas grosseiras, barulhos (obras), medos e dores. Obras fazem barulhos enlouquecedores, mas, na maioria das vezes, elas são necessárias. Já escutar música muito alta é desnecessário. E mais, quem faz isso tem certeza que vai infligir sofrimento a alguém. Sim, sofrimento. Impedir de dormir e causar um péssimo dia de trabalho, aumentar o estresse e causar uma dor… No trânsito, pode dar um susto ou distrair e causar um acidente… E é só um exemplo de como as pessoas fazem sofrer umas às outras deliberadamente. Então não posso deixar de pensar que há um percentual de psicopatia em 99% dos seres humanos. Não é característica dos psicopatas infligir sofrimento a outrem sem sentir remorso ou pena? Sem se identificar com quem sofre?
A gente se espanta com as coisas muito feias, grandes crimes, guerras e se pergunta: “como alguém é capaz?” Do mesmo modo como alguém é capaz de escutar música muito alta sabendo que vai atrapalhar, incomodar, infernizar ou coisa que o valha outro alguém. Do mesmo modo como alguém é capaz de exceder em muitos quilômetros o limite de velocidade de uma via, sabendo que pode causar um acidente, ou simplesmente não dar a vez a pessoas idosas nas filas, não separar o lixo, não segurar o elevador para quem vem chegando, ou falar alto no ônibus leito, quando todo mundo está dormindo. Esses gestos que parecem sem importância, mas não são, e que, muitas vezes, chamamos de falta de educação, querendo nos referir a boas maneiras, mas que, na verdade, depõem mais sobre o caráter do ator do que sobre suas maneiras, são as atitudes que os outros cometem e que nós cometemos, fazendo da nossa vida e da vida dos outros um verdadeiro inferno.

Letícia Ferreira

CompartilheTweet about this on Twitter0Share on Facebook0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *