20
mar

Fazendo gênero

Neste mês rolou uma saraivada de homenagens à mulher por causa do tal dia internacional. Mensagens piegas, algumas bacanas, descontos nas farmácias, presentinhos nas lojas, pronunciamentos oficiais.  Até lei nova pintou por conta da data. Tudo bem que ainda não foi aprovada, mas achei justíssima a ideia de igualar o salário e dar multa para a empresa que não paga o mesmo valor para homens e mulheres. Aqui na Talk somos todas mulheres. Aliás, na área de Comunicação Corporativa me parece que a maioria usa saia. Nada oficial porque o setor não tem números oficiais. Só sei que, como diria Caetano, é uma dor e uma delícia trabalhar só com este gênero.

Uma TPM coletiva mensal, uma organização de dar nos nervos, um saber fazer várias coisas ao mesmo tempo, um reparar na cor nova da unha da colega, um riso solto no meio da tarde, uma geladeira abarrotada de produtos light. Aqui é fácil começar email: meninas. Não tem essa de “meninas e meninos”, como se o plural em Português não enveredasse pro masculino.

Aliás, essa política de gêneros às vezes me cheira a soutien queimado. Acho digno gastar saliva por outro tipo de igualdade. Escolher quem tira licença pra cuidar do neném. Não ter vergonha de ganhar mais que o marido. Dividir as funções da casa sem estresse. Não ter culpa por ser profissional. Se chegaremos lá, são outros quinhentos. Enquanto lutamos (ou esperamos), dá-lhe promoção de pílula anticoncepcional no Dia da Mulher.

Beijos, Karin Villatore

CompartilheTweet about this on Twitter0Share on Facebook0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *