30
jun

E o trânsito continua lento

Enquanto vinha trabalhar hoje e estava parada no trânsito – com essa chuva todos saem de casa de carro e os congestionamentos são inevitáveis – comecei a notar como as pessoas ficam irritadas e apressadas para chegar ao seu destino. Como não tinha muito que fazer nessa situação fiquei observando esse comportamento coletivo e que, se pararmos para avaliar, não faz sentido. Pois sempre tem aquele mais estressado que começa a buzinar primeiro e o outro que ofende o motorista ao lado. Enfim, o caos está instalado e não adianta o trânsito continua parado, parece uma sucessão de acontecimentos e um motorista começa a imitar o outro, como se o gesto de acionar a buzina ou xingar fizesse com que os carros da frente simplesmente desaparecessem.

De fato isso não acontece e, no final, continuamos parados em uma indignação coletiva, sabe-se lá com quem: poder público que não investe em ações que diminuam os congestionamentos, excesso de carros ou aqueles condutores que – na nossa própria concepção de rapidez – demoram mais do que o normal para seguir em frente.

É claro que não é somente em dias de chuva que isso acontece, mas quando o clima está assim essa situação sempre é agravada. E quando me refiro a gravidade não estou falando somente do comportamento alheio, mas na facilidade com que acontecem os acidentes. Além de irritadas, as pessoas parecem ficar mais distraídas e são nesses momentos que acontecem as tragédias. Em muitos casos poderíamos evitar esses acontecimentos se tivéssemos atitudes simples e mais racionais no trânsito, como praticar a educação e a cortesia, que não custa nada. Pois, melhor que chegar cedo ao destino é conseguir chegar nele com vida. O trânsito faz muitas vítimas todos os anos e motoristas conscientes conseguem evitar, pelo menos, uma parcela dessas fatalidades.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=RMZ3bsrtJZ0]

Acho que esse vídeo reflete exatamente a atitude de muitos no trânsito, vale a reflexão.

Luanda Fernandes

CompartilheTweet about this on Twitter0Share on Facebook0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *