13
set

E lá se foi o 11 de setembro

Neste último sábado relembramos o triste episódio de nove anos atrás: os atentados do 11 de setembro que derrubaram as torres gêmeas em Nova Iorque. Lembro que na época eu estava no cursinho e meu professor entrou na sala dizendo o que estava acontecendo. Foram 300 alunos correndo buscando um espaço para ver as cenas na televisão. Fiquei lá, em choque, pensando nos amigos que tinha lá e o que iria acontecer depois.

 O restante nós já sabemos de cor. Uma guerra contra o Iraque, mil teorias da conspiração e dezenas de reportagens sobre o tema que até nos fizeram enjoar do dia 11 de setembro. Mas mais uma polêmica em torno do tema foi desencadeada na semana passada. Uma igreja evangélica americana anunciou que iria queimar exemplares do Alcorão, o livro sagrado dos muçulmanos, para lembrar a data.

Graças ao bom senso, o pastor Terry Jones anunciou ter desistido do protesto. Será que é preciso lembrar que um ato não pode ser tratado como o pensamento de toda uma população? Queimar o Alcorão só seria motivo de ainda mais ódio e intolerância em um país marcado por episódios violentos como tiroteios em escolas, atentados e “serial killers”. Confesso que fiquei triste em relembrar um dia tão marcante na vida de todos com a propagação de ainda mais violência. Como diria minha sábia mãe, violência não se combate com violência. Vai ver o pastor ainda não aprendeu esta lição.

Thalita Guimarães

CompartilheTweet about this on Twitter0Share on Facebook0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *