2
mai

Desrespeito à imprensa

Aqui no Paraná a fama de louco do Requião já é normal. Por isso ainda fico abismada quando o “político” – que para mim de político não tem nada – ganha eleição para alguma coisa, como ocorreu agora quando disputou um cargo para o Senado. Ideologias políticas à parte, esta semana mais um ataque contra a imprensa foi cometido por este que foi eleito para nos representar.

O parlamentar, não gostando de uma pergunta feita pelo jornalista Victor Boyadjian sobre a aposentadoria que recebe desde que deixou o governo do Paraná, tirou o gravador das mãos do jornalista e ainda o ameaçou. “Já pensou em apanhar, rapaz?”, disse Requião, em frente a um grupo de repórteres, antes de ir embora com o aparelho. Victor Boyadjian seguiu o parlamentar pelos corredores do Senado, insistindo para que Roberto Requião lhe devolvesse o equipamento, sem sucesso. O político só devolveu o aparelho depois de apagar o conteúdo.

Mais tarde, Requião teve a coragem de afirmar que teria tomado o gravador numa atitude de censura ao repórter. Ele informou que é preciso acabar com o abuso, com o bullying público que todos sofrem pelo simples fato de ganhar uma eleição e assumir um mandato.

Tudo bem que bullying está na moda. Só se fala disso nos últimos tempos, mas ter a cara de pau de inventar uma justificativa para censurar uma resposta que todos têm o direito de ouvir foi demais para mim. Aliás, não só como jornalista, mas como cidadã livre de um país democrático, abomino qualquer tipo de censura. Não é a primeira vez que este parlamentar ataca um jornalista. Além disso, no fim do ano passamos nos deparamos com uma proposta do governo, batizada de Lei Geral da Comunicação Social que, para sermos francos, representaria uma censura a rádios e TVs muito duvidosa.

Temos que lembrar que a liberdade de imprensa é uma conquista da democracia brasileira e não podemos deixar ações como esta acontecerem. Que a população possa refletir melhor sobre o assunto e pensar nisso quando for escolher seus representantes nas próximas eleições.

Thalita Guimarães         

CompartilheTweet about this on Twitter0Share on Facebook0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *