3
jun

Conhecendo as belezas do Paraná

WP_20130531_005O título não é o nome de um programa de televisão, apesar de ser bem sugestivo. Na verdade, neste feriado conheci um lugar que há tempo ouvia as pessoas falarem sobre a imensidão e as belezas das praias: a ilha de Superagui. Realmente não tem como descrever o local. Se você pretende ir para um lugar para descansar e fugir da agitação, pode ter certeza de que não tem lugar melhor do que Superagui.

A Ilha é uma reserva natural desde 1989, mas somente em 1997 é que o Parque Nacional foi ampliado para abranger outras áreas. O local é conhecido pelas praias desertas e de belezas rústicas. Também tem a vegetação de bromélias e o mico-leão-da-cara-preta, que infelizmente não deu o ar da graça; devia ser o frio.

O termo reserva natural é aclamado por todos os moradores da ilha que integraram o conceito ao modo de vida. Como o exemplo do belo depoimento que recebemos do Seu Lopes ao chegar ao restaurante que ele e a mulher administram: “No passado nós plantávamos arroz, café e milho, mas agora que é reserva não pode mais. Mas isso é bom, porque hoje não vemos mais essas áreas verdes por aí”.

A sabedoria do Seu Lopes deixava no chinelo muita mocidade, como ele mesmo se referia aos mais jovens, ao dizer que era dali que tirava o sustento, mas que para isso era preciso respeitar o que a terra oferecia para eles. Pois é, além de lindo o lugar, ainda tivemos esses fantásticos relatos de pessoas que vivem de maneira simples. Porém, sabem dar muito mais valor às pequenas coisas. E o que dizer da comida? Era simplesmente uma delícia, feita no fogão à lenha com tudo o que o mar pode oferecer de bom: peixe, camarão e ostras. E ainda tivemos a bela surpresa de avistar alguns botos-cinza. O passeio não poderia ter sido melhor.

Para quem for conhecer a Ilha, fica a dica do restaurante:
Restaurante Barbados (do Seu Lopes) – (41) 9208-9495
Luanda Fernandes

CompartilheTweet about this on Twitter0Share on Facebook0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *