1
jun

Concurso brega-romântico-cultural

Estamos aqui na Talk, propondo no nosso Facebook um concurso brega-romântico-cultural. Desde a semana passada estamos postando uma seleção de hits que a equipe aqui da Talk considera o must do amor. Até o fatídico dia 12 de junho, o post mais curtido será eleito o Love Talk 2012. Está sendo muito engraçado relembrar de músicas, clipes e dar risada pensando que sim, ser romântico muitas vezes é cair no ridículo e gostar disso. Eu e meu marido somos românticos convictos e, apesar de estarmos casados, comemoramos o Dia dos Namorados. Sim, porque seremos eternos namoridos.

Este ano, inspirada pelas mil ideias da Talk, eu resolvi verificar quando nasceu esta data. O Dia dos Namorados, também conhecido como o Dia de São Valentim em muitos lugares do mundo, é uma data na qual se celebra a união amorosa entre casais. No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho. Em Portugal também acontecia o mesmo até poucos anos, mas atualmente é mais comum a data ser celebrada em 14 de fevereiro, igual à celebração norte-americana.

A história do Dia de São Valentim mostra que o bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes. Além de continuar celebrando casamentos, ele se casou secretamente, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta. Valentim foi preso e condenado à morte. Na prisão, recebia de jovens flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Além disso, enquanto aguardava o cumprimento da sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, por milagre, devolveu-lhe a visão. Por fim, antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado”. Assim, a data de sua morte (14 de fevereiro) ficou famosa e se tornou o Dia dos Namorados.

Já no Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho por ser véspera do dia 13 de junho, Dia de Santo Antônio, santo português com tradição de casamenteiro. E olha a coincidência. Exatamente um ano antes de me casar fui à missa e comi o bolo de Santo Antônio. Na minha fatia tinha um santinho (a tradição acredita que quem come a fatia que possui o santo vai se casar). Não é que deu certo? rsrsrsrsrs

Thalita Guimarães

CompartilheTweet about this on Twitter0Share on Facebook0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *