17
jan

Assessoria de Imprensa

Infelizmente, a importância dos assessores de imprensa sobre o fator notícia ainda é pouco reconhecida. Principalmente entre os colegas de profissão que insistem erroneanente em considerar nosso trabalho não bem-vindo. Isso aqui no Brasil pelo menos, porque em muitos países a ajuda de um Assessor de Imprensa não é menosprezada. Para se ter uma ideia do fortalecimento da posição dos Assessores de Imprensa, vejamos alguns números: o jornalista Silas Bent disse que pelo menos 147 das 255 matérias publicadas pelo jornal The New York Times no dia 29 de dezembro de 1926 (sim, lá nossa profissão já era respeitada desde aquela época) foram por eles originadas. Além disso, John Jessup, editor das revistas Fortune e Life, lembra que no início da década de 1930 ficou impressionado quando soube que 60% das matérias do The New York Times eram inspiradas pelos Assessores de Imprensa.

É preciso entender que não somos os inimigos. Muito pelo contrário, nosso trabalho ajuda os profissionais que trabalham dentro das redações a gerar notícia, pois muitas vezes, devido à rotina acelerada, não conseguem estar atentos a todas as possíveis notícias que podem divulgar. Mais do que isso, os profissionais de Assessoria de Imprensa contribuem para que as fontes deixem de ser pessoas que detinham ou retinham informações e passem a ser instituições produtoras ostensivas dos conteúdos da atualidade com fatos, falas, saberes, produtos e serviços com atributos de notícia.

Finalizo com uma pergunta feita a Ivy Lee, profissional de relações públicas norte-americano. Um repórter perguntou a ele: “Por que esse cavalheiro que fornece tão boas histórias é geralmente antipatizado pelos jornalistas que ele ajuda?”. Ainda me faço o mesmo questionamento.

Thalita Guimarães

CompartilheTweet about this on Twitter0Share on Facebook0

2 ideias sobre “Assessoria de Imprensa

  1. Cris

    Legal o texto Thalita! Os comunicadores e colegas de profissão tem que se unir a favor das boas histórias mesmo. No mundo de hoje o negócio é compartilhar informações. Beijos

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *