14
nov

Ainda há esperança

Após quase seis anos do escândalo do mensalão, parece que finalmente existe luz no fim do túnel. A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de começar a executar as penas dos réus que não entraram nos chamados embargos infringentes, demonstrou que nem tudo terminou em pizza. Pelo menos, essa é a percepção geral da nação sobre as coisas que acontecem em Brasília. O Tribunal decidiu que 11 dos 25 réus, em breve, receberão os mandados de prisão. E assim esperamos que aconteça.

Mas, dificilmente a expedição das ordens deve acontecer hoje, antes do feriado. Então, os condenados vão poder aproveitar o final de semana de sol em todo o país, que vai dar praia, como diriam os cariocas. Como um dos condenados que desde ontem aproveitava a folga prolongada na Bahia, tamanha era a certeza de que no feriado o banho de sol ainda seria à beira mar.

Infelizmente, nem tudo são flores, algumas figurinhas carimbadas do processo vão cumprir a pena em regime semiaberto e outros ao receberam pena alternativa. Sem mencionar os nove condenados que conseguiram a artimanha de entrar com recurso – o tal do embargo infringente –, que dá o direito a um novo julgamento. Enquanto isso, nós ficamos aqui, assistindo nos bastidores o desfecho de um processo que há muito tempo já deveria ter sido resolvido, mas que por “forças ocultas” ainda caminha em passos de formiga e sem vontade.

Luanda Fernandes

CompartilheTweet about this on Twitter0Share on Facebook0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *