23
ago

Dia Nacional do Voluntário

No próximo sábado (28/08) é o Dia Nacional do Voluntariado e, sempre que ocorre esse tipo de data, assim como Natal, Páscoa etc., é natural ficar mais sensibilizada e solidária ao próximo. Então, fico refletindo no que posso fazer para melhorar, de alguma forma, a vida da minha comunidade. Porém, o problema é que sempre encontro algo mais importante para fazer. Sei que é condenável pensar desta forma, mas é bem isso que acontece. Acho que isso é uma coisa que muitos de nós temos: o que é de nosso interesse fica em primeiro lugar e o próximo posso deixar para segundo plano e, por isso, não damos um passo adiante para o voluntariado.

Infelizmente eu me sinto desta forma, um pouco alheia ao problema dos outros, pensando sempre no que vai melhorar minha vida e nunca imaginando que lá fora existem pessoas que precisam da minha ajuda. Percebi que essa aflição não é somente minha, pois esses dias estava conversando com uma amiga e ela se sente culpada  da mesma forma: nunca sobra o tempo desejável para fazer mais pelo próximo.

Essa é a justificativa que mais se encaixa para não ter comprometimento com ações voluntárias e isso não significa ser egoísta e só pensar em si mesmo, acho que é uma questão de motivação e consciência. A verdade é que se fizéssemos um esforço sobraria um tempinho para se dedicar a esse tipo de trabalho, afinal, o pouco que cada um faz é muito para quem precisa.

Pelo menos, algumas empresas e pessoas conseguem despender um pouco de sua dedicação para o próximo. Desde 2005 a Karin desenvolve um trabalho voluntário para a Associação de Amigos do Hospital de Clínicas, o que acabou envolvendo o restante da equipe e sensibilizando a todos. Essa relação faz pensar o quanto entidades como essas precisam do nosso auxílio, seja ele qual for.

A Associação

A Associação dos Amigos do HC, como é mais conhecida, é uma instituição sem fins lucrativos que foi fundada com o objetivo de auxiliar na manutenção do Hospital de Clínicas, atualmente único hospital no Paraná que atende somente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A entidade desenvolve um trabalho extraordinário, tudo é feito com auxílio dos voluntários que se dedicaram e conseguiram firmar os 25 anos de trabalho que a instituição completa no mês de setembro. Se você quiser saber mais sobre o trabalho da Associação ou, de repente, se animou em participar como voluntário, acesse o site www.amigosdohc.org.br

Luanda Fernandes

CompartilheTweet about this on Twitter0Share on Facebook0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *