20
jun

A ascensão da comunicação

Cada vez mais vejo um número significativo de pessoas entendendo o que é o trabalho de um comunicador. Empresas e empreendedores antenados já perceberam que, para crescer, é preciso investir nesta área, seja ela voltada para o público interno, externo ou ambos. Ainda bem, porque muitas vezes era difícil fazer entender o trabalho de um assessor de imprensa.

O cenário positivo foi confirmado pelo relatório 2011 da International Communications Consultancy Organization (ICCO), órgão que reúne mais de 1400 agências em 28 países associados, que imprimiu um tom otimista sobre a situação do mercado de empresas de comunicação em todo o mundo. Após três anos de crise e crescimento moderado, segundo o documento, 2011 já mostrou resultados positivos no primeiro trimestre. Os países do BRIC (excetuando a China, que não participa do relatório), mais uma vez experimentam uma expansão em ritmo acelerado tanto em termos de serviços oferecidos quanto em gastos dos clientes em marketing.

Os resultados do Brasil, que faz parte do grupo com a Rússia e Índia, incluem um crescimento de 23% na área de consultoria de negócios, derivada do aumento da demanda por serviços de mídia sociais, comunicação interna e programas de gestão de crises. Bom para todos, uma vez que sem comunicação a empresa não prospera e sem investimentos no setor, nós, comunicadores, não temos como trabalhar.

Na tabela do relatório que indica locais com melhores perspectivas de crescimento, o Brasil se destaca nos seguintes setores: análises e pesquisa, gestão de crise, mídias sociais, comunicação interna, media training e relações públicas. Fico feliz em ver meu setor estar cada vez mais destacado, mas ainda falta um caminho longo para percorrer. Os empresários precisam ainda entender que esta área é primordial para o bom andamento dos negócios. Felizmente, de acordo com este estudo, já estamos melhorando esta questão.

Thalita Guimarães

 

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