18
jan

Trem das Cores

2745

Diz a lenda que a dona do mel desses olhos luz é Sônia Braga, com quem Caetano Veloso teve um namorico. E que os dois lados da janela foram vistos na viagem sobre os trilhos que os dois fizeram de São Paulo para o Rio, no final dos anos 70.

Lançado em 1982, no álbum “Cores e Nomes”, a música é um riquíssimo objeto para estudos sobre metáforas, e até virou sugestão de aula do MEC para crianças cor de romã (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=54945).

Aliás, esta sugestão de aula termina com um aviso peculiar, que destaca um dos trechos de que mais gosto em “Trem das Cores”:

Professor, é provável que o “papel de seda azul que envolve a maçã” não faça parte do imaginário dos alunos, isto é, é provável que os alunos não conheçam esse costume. Explique a eles que as maçãs argentinas, alguns anos atrás, eram embrulhadas, individualmente, em papel de seda azul para serem comercializadas.

Fato é que não me canso de ouvir esta canção. Como moro em Curitiba, fico imaginando como deve ser curtir este som sob o céu de um azul celeste celestial. Um dia chego lá e, quem sabe, numa viagem colorida de trem.

Beijos,

Karin Villatore

 

CompartilheTweet about this on Twitter0Share on Facebook0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *