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set

Jornalistas empreendedores

Carreira-e-sucesso A vida não está fácil para ninguém, já dizia a minha mãe. Se ela fosse jornalista, essa máxima cairia muito bem. A verdade é que passou o tempo em que jornalista era aquele profissional alternativo e boêmio, que só trabalhava em redação e era o detentor da verdade e o primeiro que ficava sabendo das notícias. Não que deixaram de existir esses personagens, ainda têm aqueles que conservam a fama e se orgulham dela.

Mas hoje o jornalista tem que ser um profissional muito mais empreendedor e ligado ao mundo dos negócios, diferente do que acontecia no passado. Antes quem cuidava de negócios era o administrador, o economista responsável pelas finanças e por aí vai. Porém, não é o que acontece no século XXI, em que a comunicação se tornou uma atividade muito mais desafiadora. Isso serviu como um chacoalhão no nosso modo de pensar e agir e também despertou a mudança para a formação profissional. Abriu-se uma porta para um mundo novo, fora das redações jornalísticas.

Parte desse movimento também acontece porque as redações não conseguem mais absorver a quantidade de profissionais que entra todos os anos no mercado de trabalho. Pelo contrário, os veículos de comunicação estão cada vez menores. Isso sem contar aqueles que fecharam e demitiram centenas de profissionais. Então, como reagir diante dessa mudança no setor?

Não existe uma resposta certa, mas o caminho é avaliar o futuro do setor e abrir a cabeça para novos horizontes. Afinal, jornalista não é só aquele que trabalha em jornal ou em televisão. Mas aquele profissional que, além de saber escrever, está antenado com as transformações do cotidiano e consegue usar isso a seu favor.
Luanda Fernandes

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