27
mai

O peixe na redação

peixe Esta é da época em que ter telefone em casa era símbolo de status. Estava cobrindo um plantão de sábado sem muito assunto na editoria de Economia e fui incumbida de produzir uma matéria sobre uma feira que estava rolando numa rua próxima à redação. Detalhe que naquele tempo não se buscava informação na Internet – porque a ferramenta simplesmente não existia – e tampouco se costumava fazer entrevista pelo telefone – o papo das linhas caras e escassas que citei lá em cima acontecia até mesmo nos jornais.

Fomos andando até a tal feira, eu e o fotógrafo, suando debaixo de um calor absurdo de verão. Artesanato, biscoitos, aumento no preço, impostos, governo que não ajuda, crianças, caldo de cana, pastel, peixe. O dono da barraca, encantado com a ideia de poder embalar seu produto do dia seguinte com sua foto no jornal, presenteou a equipe de reportagem com tilápias frescas.

Já era perto da hora do almoço quando comecei a escrever a matéria. Ajeitei a máquina de escrever, acendi meu cigarro Free, fingi não ouvir o barulhão dos aparelhos de Telex postados no balcão atrás da minha mesinha. Um a um, os colegas iam chegando de suas respectivas entrevistas. Alguém ligou o ventilador. Flagrei um repórter discretamente conferindo se o desodorante estava vencido. E o cheiro da minha tilápia, dentro daquela sacola plástica que antigamente não rasgava fácil, nunca foi citado naquele quente plantão de sábado.

Beijos,

Karin Villatore

CompartilheTweet about this on Twitter0Share on Facebook0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *