Arquivos da categoria: Novas Regras ortográficas

23
abr

O fim da velha escrita

A partir de 1.º de janeiro de 2013 entram em vigor as novas regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Desta forma, quem ainda escrever “idéia”, “vôo” ou “mini-saia” estará oficialmente cometendo um erro de ortografia. Embora apenas 0,5% do vocabulário usado pelos brasileiros tenha sido afetado é preciso ficar atento às mudanças.

Vale lembrar que este Acordo foi assinado em 1990 por Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Prín¬cipe, com adesão de Timor-Leste em 2004. Modificações posteriores e a falta de consenso entre os países adiaram a promulgação definitiva das mudanças em 17 anos. Quando a última versão do acordo foi finalmente aprovada, em 2008, o governo brasileiro estabeleceu o período de quatro anos para que a sociedade se habituasse à nova ortografia e todos os livros didáticos da rede pública de ensino fossem atualizados.

Em Portugal, embora o prazo para adaptação à nova ortografia seja mais extenso – até 2015 –, ainda há críticas ao acordo por parte de editoras e escritores. A Associação Portuguesa de Editores e Livreiros já manifestou publicamente preocupação quanto ao possível enfraquecimento das editoras portuguesas nos países africanos e acusa o Brasil de fazer pressão pela unificação. Outra entidade relevante no setor, a Associação Portuguesa de Linguística, chegou a pedir por meio de nota a suspensão do acordo, alegando que o documento não foi “objeto de análise técnica rigorosa”.

Polêmicas à parte, o fato é que as novas regras vão entrar em vigor e é preciso atenção. Para quem ainda não se adaptou, segue um resumo:

Thalita Guimarães