Arquivos da categoria: meio ambiente

11
fev

A assombrosa Serra do Rio do Rastro

 

Serra

Mais de 250 curvas em apenas 12 km renderam à Serra do Rio do Rastro a fama de uma das mais assombrosas estradas do mundo. Desde que soube da existência desse lugar tive vontade de conhecer. No entanto, hesitei um pouco quando comecei a pesquisar sobre ela. Por isso, resolvi fazer esse post. A minha intenção é encorajar quem ainda não esteve nesse paraíso. A paisagem é de tirar o fôlego! Todo o frio na barriga é recompensado pela vista, simplesmente deslumbrante.

Fiquei hospedada em Urubici, uma pequena cidade que fica a menos de 100 km da Serra do Rio do Rastro. Urubici é onde foi registrada a menor temperatura do Brasil, – 17°C. O município tem muitas belezas naturais. São inúmeras cachoeiras, morros e grutas. Sem contar as pousadas, a maioria delas na área rural. Elas não possuem muita infraestrutura, mas para quem gosta de mato é um prato cheio.

Indo de Urubici para a Serra do Rio do Rastro, chega-se ao final da subida, em Bom Jardim da Serra, onde fica o mirante – uma das principais atrações do local. Uma vista inacreditável, linda demais. Logo na entrada do mirante uma placa me desencoraja. Nela estava escrito que aquele era o dia 227 sem mortes na estrada e que o recorde é de 445 dias. Nessa hora você respira fundo, faz uma prece e tem certeza de que irá descer com muita cautela. Não dá para ser diferente. Muitas das curvas são bem fechadas, a estrada é estreita e não há acostamento. Passam caminhões por lá e, no caminho, paramos diversas vezes para eles fazerem a curva na contramão, pois não há espaço suficiente para veículos pesados.

Tivemos a sorte de pegar um dia de céu limpo, o que nos proporcionou uma vista sensacional durante todo o trajeto. Normalmente tem bastante neblina por lá e, no inverno, pode até nevar ou ter gelo na pista. Apesar de ser um destino bastante procurado no frio, me parece mais interessante fazer essa viagem no verão. Claro que essa é a opinião de quem prefere o calor, pois no frio também deve ser um passeio magnífico.

Descemos a Serra com muita tranquilidade. Todos os motoristas dirigiam calmamente. Até porque é preciso apreciar a paisagem. No meio do caminho existem alguns pequenos mirantes, onde é possível parar para fotografar e admirar a natureza. A subida também foi tranquila. Na volta ainda paramos em um restaurante no meio da Serra para almoçar, de onde víamos as montanhas de todas as janelas.

Para quem gosta de aventura, a Serra do Rio do Rastro é uma excelente opção. Fazer o caminho de moto também deve ser maravilhoso. Fica a dica!

Bjs,
Aline Cambuy

6
jun

Meio ambiente

Às vésperas da Conferência das Nações Unidas (Rio +20) sobre desenvolvimento sustentável, que acontece entre os dias 13 a 22 de junho, na cidade do Rio de Janeiro, e na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, achei importante abordar o tema neste post. Não sou nenhuma ativista do Greenpeace e muito menos uma vegetariana radical, que luta contra o consumo de carne, mas posso dizer que tento fazer minha parte e contribuir de alguma forma.

Algumas pequenas mudanças na nossa rotina já ajudariam bastante a preservar o planeta, que sofre com o desmatamento, com o aquecimento global e outros tantos problemas que acompanhamos diariamente. Uma coisa que sempre procuro fazer em casa é separar o lixo reciclável do orgânico. Esse é um hábito muito interessante, pois quando alguém joga alguma coisa na lixeira errada o outro já repreende, acaba se tornando algo automático.

Porém, também sei que ainda é possível fazer mais como diminuir o tempo no banho – questão sobre a qual vivo recebendo críticas do meu marido –, diminuir o consumo de energia e de água, não utilizar sacolas plásticas e etc.

Enfim, são pequenos hábitos realizados no dia a dia que podem fazer uma grande diferença para as próximas gerações. Apesar de olharmos a questão ambiental como um problema governamental, esse é um assunto que deve preocupar toda a população. Afinal, nossos atos têm consequências, seja daqui a um, cinco, dez ou 50 anos. A animação abaixo mostra exatamente isso. Vale a pena conferir!

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=sinkyPZ6CAI&feature=fvwrel]

Luanda Fernandes